Diferentes Conceções de Homem
Freud e o Inconsciente
Concecões sobre o psiquismo
Apresenta em dois momentos,dois intrepretações do psiquismo da mente humana-A primeira e a segunda.
- No 1º recorre a imagem do iceberg- o conciente corresponde á parte visivel,enquanto o inconsciente correspondene á parte invisivel,submersa,do icerberg.
- A partir da decada 1920 apresenta a 2º teoria sobre a estruturação do psiquismo,que é constituído por três instâncias-
- id
- ego
- superego
Superego, ego, ID -» estruturas essenciais da personalidade do ser humano
Id – Prazer: é formado por tudo o que herdamos e está presente logo à nascença. Reservatório de energias, instintos (da vida e da morte) e necessidades básicas: Libido.
Está totalmente desligado da realidade e não é capaz de distinguir o que é desejável do que é permitido e possível. Pretende realizar tudo o que lhe agrada, sem se preocupar com o facto de isso ser bom ou mau.
Ego – Realidade: decide que instintos podem, na realidade, ser satisfeitos e de que modo. Começa a desenvolver-se por volta dos 6 meses de idade.
Superego – Moralidade: Diz-nos o que devemos ou não devemos fazer, ao contrário do Ego, que nos diz se é ou não possível fazer (Dever vs Poder).
Começa a desenvolver-se entre os 3 e os 5 anos e é o resultado da educação que recebemos, do conjunto de punições e de recompensas que fomos alvo -> Processo de Introjeção.
Papel do Superego:
1. Inibir os impulsos inconscientes (sexuais e agressivos).
2. Substituir objetivos realistas por objetivos morais.
3. Procurar a perfeição moral.
Sexualidade
Segundo Freud, o desenvolvimento da personalidade processa-se numa sequência de estádios psicossexuais. Se houver ansiedade excessiva, o desenvolvimento é perturbado, verificando-se uma fixação do indivíduo neste estádio.
- Estádio oral (até aos 12-18 meses) – a zona erógena é a boca. O bebé sente prazer ao mamar, ao levar os objetos à boca ou através de estimulações corporais. Se ocorrer uma fixação neste estádio, ou seja, se o bebé for desmamado muito cedo (ou muito tarde), isto pode ter reflexos na sua vida adulta. O adulto sentirá necessidade de procurar gratificação oral: fumar, beber, mascar pastilhas elásticas.
- Estádio anal (12-18 meses / 2-3 anos) – a zona erógena é a região anal. A criança obtém prazer pela estimulação do ânus ao reter e expulsar as fezes.
- A criança terá de aprender que não pode aliviar-se onde e quando quer, que há momentos e lugares apropriados, para tal efeito. Se esta fase não for ultrapassada corretamente, o adulto poderá ter obstinações excessivas, preocupações com a limpeza, tendência para a crueldade, sadismo, rebeldia e desorganização.
- Estádio fálico (2-3 / 5-6 anos) – a zona erógena é a região genital e, por isso, a criança sente prazer quando estimula os órgãos sexuais. A criança sente curiosidade pelas diferenças sexuais, entre os dois sexos. Neste estádio surge o complexo de Édipo, que consiste na atração da criança pelo progenitor do sexo oposto e agressividade pelo progenitor do mesmo sexo. Caso este estádio não seja bem desenvolvido, o adulto poderá ter uma personalidade bipolar, dificuldades no plano de relacionamento sexual e falta de maturidade no plano afetivo.
- Estádio de latência (5-6 anos até à puberdade) – caracteriza-se por uma aparente atenuação da atividade sexual. Corresponde a um período de amnésia infantil, porque a criança reprime no inconsciente as experiências que a perturbaram no estádio fálico e investe a sua energia nas atividades escolares, ganhando especial importância as relações que estabelece entre os colegas e os professores.
- Estádio genital (adulto) – a partir da puberdade a zona erógena principal é a região genital.
Meteologia de investigação
- Associações livres – o psicanalista pede ao paciente que diga tudo o que sente e pensa, mesmo que lhe pareça que não tem importância ou que é absurdo. No decorrer deste procedimento vão-se manifestando resistências, desejos, recordações e recalcamentos inconscientes que o psicanalista procurará identificar e interpretar.
- Interpretação dos sonhos – o psicanalista pede ao paciente que relate os sonhos. Segundo Freud, o sonho é a realização simbólica de desejos recalcados. Cabe ao psicanalista procurar o sentido oculto, escondido no sonho, isto é, o conteúdo latente, o significado profundo do sonho, os desejos, medos e recalcamentos que estão subjacentes.
- Análise de transferência – a transferência é um processo em que o paciente transfere para o psicanalista os sentimentos de amor e ódio vividos na infância, sobretudo relativamente aos pais. Cabe ao psicanalista analisar e interpretar os dados do processo de transferência.
- Análise dos atos falhados – o psicanalista procura interpretar os esquecimentos, lapsos e erros de linguagem, leitura ou audição que tenham ocorrido no dia a dia do paciente. Segundo Freud, estes erros involuntários manifestariam desejos recalcados no inconsciente.
Watson e o Comportamento
O comportamento
Watson foi um autor bastante importante na construção da psicologia como uma ciência, pois criou a teoria do Behaviorismo que, como tendo como base o estudo do comportamento e estabelecendo relações entre os estímulos e as respostas e as causas e os efeitos como outra ciência qualquer, deu à psicologia um novo estatuto de ciência autónoma, objetiva e rigorosa.
O behaviorismo defende que a psicologia é a ciência do comportamento. É uma parte da ciência natural cujo objeto é a conduta humana; a psicologia não é a ciência da consciência e dos processos mentais, como afirma Freud.
O comportamento é o conjunto de respostas de um indivíduo a um estímulo ou a um conjunto de estímulos.
R = f(S)
Resposta: reação observável de um individuo face ao efeito de um ou mais estímulos.
Estímulo: qualquer impressão ou dado proveniente do meio ambiente em que alguém está situado. (ex: luminosidade, ondas sonoras, palavras desta folha, choro de um bebé, etc.)
Situação: conjunto de estímulos.
(a letra f indica que as respostas ou comportamentos variam em função das situações que nos condicionam)
O objetivo desta é estabelecer as relações entre os estímulos e as respostas,entre causas e efeitos,como qualquer outra ciência.
Metodologia de Investigação
Segundo Watson, o único método que garantiria o caráter científico à psicologia era o método experimental. Assim sendo, definia uma amostra da população e dividia-a em dois grupos. No grupo experimental fazia variar o fator que considerava responsável pelo comportamento. No grupo de controlo não havia qualquer intervenção. O comportamento dos dois grupos depois era comparado. Se concluísse que a variável que se manipulou modifica o comportamento, e depois de confirmado por outras experiências, fazia-se a generalização da população.
Concluindo -» O behaviorismo teve um papel bastante importante na história da psicologia pois acabou com as conceções da época e adotou um modelo de investigação e de interpretação que dotou a psicologia com o estatuto de ciência objetiva.
No entanto, foi uma teoria insuficiente, pois não teve em conta os estados mentais e as representações mentais: remeteu a psicologia apenas para o estudo dos comportamentos observáveis.
Piaget e Construtivismo
- Confronto com as conceções anteriores (inatista e behaviorista);
- O conhecimento é um processo interativo que envolve o sujeito e o meio e que decorre em etapas sequenciais que Piaget designa por estádios de desenvolvimento;
Conceção construtivista / interacionista:
SUJEITO «-» MEIO
Construtivismo
As estruturas da inteligência não são apenas inatas, mas produto de uma construção contínua do sujeito.
É na interação com o meio que as estruturas se desenvolvem.
Conceitos essenciais
1. Esquema: ações fundamentais do conhecimento (físicas e mentais como a visão ou a comparação e classificação)
2. Adaptação: modificação dos comportamentos que permitem o equilíbrio das relações entre o organismo e o meio;
3. Assimilação: Integração de novos dados nos conhecimentos, nas estruturas anteriores.
4. Acomodação: As estruturas mentais modificam-se em função das situações novas.
5. Equilibração: É um dos elementos da adaptação. Resulta da assimilação e acomodação, provocando uma autoestruturação do sujeito.
Estádios De Desenvolvimento
• 1º - Estádio sensório - motor.
• 2º - Estádio pré-operatório.
• 3º - Estádio das operações concretas.
• 4º - Estádio das operações abstratas.
Metodologias de investigação
• Método clínico, nomeadamente a entrevista clínica (influência da ligação à Psicanálise.) Entrevistava crianças sobre o que pensavam, assumindo uma atitude de abertura.
• Observação naturalista
Concluindo -» Apesar de algumas reservas a alguns aspetos da teoria dos estádios, Piaget deu uma contribuição incontornável para a compreensão do desenvolvimento intelectual do ser humano.
A conceção piagetiana valoriza o papel ativo do sujeito e tem em conta os aspetos biológicos, psicológicos e epistemológicos;
A sua obra marca uma rutura com a maneira como a criança e encarada.
A sua conceção construtivista e interacionista perspetiva o ser humano como resultado de fatores genéticos e ambientais.
É uma corrente atual que reflete uma perspetiva interdisciplinar, fundamental ao estudo de processos tão complexos como o comportamento e o conhecimento.
Damásio e a Mente
Este tenta compreender a mente a partir do cérebro, contesta as conceções anteriores: mente orientada apenas pela razão, independente do corpo, das emoções e dos afetos.
• Corpo, cérebro e mente funcionam em conjunto: são uma única realidade.
Marcador somático
Razão e emoção em conjunto.
Valor adaptativo das emoções;
• Investigação: Estudo de caso (Phineas Gage) combinando testemunhos com as mais modernas tecnologias.