O Carácter Específico dos Processos Conativos

 

Os processos conativos são as tendências do ser humano para agir deliberadamente, ou seja, são as ações, os comportamentos.

 

A conação tem duas componentes: 
  1. Componente objetiva de execução: que se manifesta nos movimentos e que se pode observar. 
  2.  Componente subjetiva: uma disposição interna para a ação, que é a conação. Assim, ligado à conação está ligada a motivação, o empenho, a vontade, o desejo, ou seja, tudo o que move os indivíduos em direção a um fim ou objetivo. 

 

A intencionalidade de um pensamento ou emoção existe quando esse mesmo pensamento ou emoção é acerca de algo, ou seja, dizer que um estado mental tem intencionalidade significa que ele é acerca de alguma coisa. Por exemplo, quando pensamos, pensamos acerca de alguma coisa, logo, o pensamento é intencional. Quando sentimos, sentimos em relação a alguma coisa, logo, o sentimento é intencional. A ação é intencional sendo que a intenção diz respeito ao que o ser humano se propõe a realizar e é explicitada por aquilo que cada um quer concretizar, atingir ou obter.

 

A tendência é o impulso espontâneo que orienta a conduta do indivíduo, vai do sujeito para o objeto, responde a uma necessidade interna e leva-nos a concretizar os nossos próprios objetivos. É omnipresente, persistente e inacabada. Face a uma necessidade, um desequilíbrio, há um impulso ou tendência que nos leva a querer satisfazê-la rápida e eficazmente. Depois da resposta dada, encontramo-nos saciados e, por isso, reequilibrados.

Os elementos do ciclo motivacional

  1. Necessidade: estado de desequilíbrio provocado por uma carência ou privação (falta de alimento); 
  2.  Impulso: estado energético capaz de ativar e dirigir o comportamento (força que move o individuo a obter comida); 
  3. Resposta: atividade desenvolvida e desencadeada pelo impulso (procura de alimento); 
  4. Saciedade: redução ou eliminação do impulso (depois do alimento ser ingerido, a fome atenua-se ou desaparece)

Tendências primárias e secundárias

  1. Primárias: acontecem desde o nascimento e são independentes da aprendizagem (ter fome, sede ou frio); 
  2. Secundárias: são aprendidas no processo de socialização e correspondem a necessidades sociais (tendência para as línguas ou para o desporto).

Tendências individuais,sociais,ideais.

  1. Individuais: quando se relacionam com os interesses pessoais do indivíduo (alimentação, descanso ou saúde); 
  2. Sociais: quando estão na base de interações sociais e têm a ver com as relações com os outros (afiliação, solidariedade ou irritação); 
  3. Ideais: quando se relacionam com a promoção de valores intelectuais, estéticos ou éticos (conhecimento, beleza ou justiça).

O papel do esforço de realização no comportamento humano

O esforço de realização relaciona-se com o empenho para concretizarmos os nossos desejos e objetivos, de modo que se tornam posteriormente em ações.

Teoria de Maslow e a hierarquia das necessidades

Abraham Maslow desenvolveu uma teoria em que as motivações humanas se organizam segundo uma hierarquia de necessidades representada numa pirâmide.

Segundo a hierarquia, a satisfação das necessidades superiores depende da satisfação das necessidades inferiores, ou seja, apenas satisfazendo as necessidades básicas, se passa para as necessidades psicológicas e, uma vez estas ultrapassadas é que se consegue passar para as necessidades de realização pessoal.

Necessidades básicas:

Fisiológicas: São as necessidades vitais para o ser humano, isto é, necessidades necessárias para a sua sobrevivência: comida, bebida, roupa, etc.;

De segurança: São as necessidades de se sentir seguro relativamente a situações potencialmente perigosas: estabilidade, proteção, etc.

Necessidades psicológicas:

De afiliação: São as necessidades de estar com os outros e de ser aceite pelos outros: afeto, confiança, amor, etc.;

De estima: São as necessidades de se sentir respeitado e estimado pelos outros: reconhecimento, autoestima, prestígio, etc.

Necessidades de realização pessoal:

De autorrealização: São as necessidades que cada um tem de realizar o seu potencial: desenvolver talentos e criatividade individual