Processos Fundamentais da Cognição Social

Impressões- Noções criadas no contacto com as pessoas que nos fornecem um quadro interpretativo para as julgarmos no que elas são e nas suas reações. Diretas – formada a partir da própria experiencia. Indiretas - formada a partir da experiência dos outros

Categorização social- (Allport) categorizar é incluir pessoas e acontecimentos singulares em conjuntos familiares; integrar num conjunto máximo de informação, economizando estratégias de pensamento e facilitando a atuação na realidade; identificar objetos e acontecimentos portadores de marcas ou sinais próprios das categorias em questão; atribuir aos objetos caracterizados um complexo de ideias e emoções que passa a permanecer em cada um deles

É um processo racional se parte de verdades devidamente comprovadas

Padrão ou Traço Central- designação que Asch deu aos atributos marcantes que determinam a perceção geral de uma pessoa

Expectativa- Atitude psicoafectiva que em dadas circunstâncias leva o individuo a efetuar antecipações relativamente a determinadas ocorrências sociais. Asch as primeiras impressões é que perduram, devido ao efeito de primazia => os atributos ganham sentidos diferentes conforme o contexto sugerido pelos traços indicados no início de cada lista de adjetivos caracterizadores de uma pessoa por exemplo

Atitudes- predisposições adquiridas e relativamente estáveis que levam o indivíduo a reagir de forma positiva ou negativa em relação a um objeto de natureza social

Componentes das atitudes

  •  Intelectual – o que sabemos ou acreditamos saber acerca de algo (a leitura desenvolve o espírito)
  • Emocional – o que sentimos acerca de algo (Aprecio a leitura de bons livros?)
  • Ativa – o que estamos dispostos a fazer em relação a algo, é o resultado das interações estabelecidas entre os elementos cognitivos e afetivos (desejo de adquirir um livro)

Dissonância Cognitiva- apesar de saber que está errado, a pessoa continua a praticar determinado ato, vive numa situação de dissonância cognitiva, facto que o deixa incomodado em virtude da contradição

 

Representações sociais- modalidade de conhecimento, socialmente elaborada e partilhada, com um objetivo prático e contribuindo para a constituição de uma realidade comum a um conjunto social. Conjunto de ideias sobre os mais variados assuntos (tudo o que sabemos sobre o tabaco, etc.)

Caráter social das representações (uma representação é social se):

  • Critério quantitativo – é comum a um conjunto numeroso de indivíduos, é sempre partilhada por um grupo.
  • Critério genético – é uma produção coletiva, é sempre forjada nas interações sociais e na comunicação entre os elementos do grupo.
  • Critério da funcionalidade – desempenha papéis específicos na sociedade que a elaborou, este critério pragmático faz das representações teorias sociais práticas, tornando-se uma espécie de programas de comunicação quando surgem problemas para o grupo

Objetivação- forma com.o se organizam os elementos da representação e o percurso que efetuam até chegarem a exprimir uma realidade pensada que é tida como natural. Capacidade de transformar conceitos em coisas (bicho papão como figura aterradora). O processo de objetivação é uma espécie de naturalização em que os conceitos adquirem realidade, em que o abstrato e mental passa a concreto e material

Ancoragem- processo cognitivo relacionado com a objetivação, cuja ocorrência tanto pode precedê-la como segui-la.

  • Antecede – torna familiar e conhecido o que o não é ainda. Toda a representação social funciona como um código interpretativo em que ancora o desconhecido
  • Segue – tem a função de organização social, atribuindo sentido a conhecimentos, pessoas, etc., veicula uma certa instrumentalização do comportamento das pessoas

Fatores De Cognição Social

Influência da família, amigos

  • Infância – a criança vive num mundo restrito em que os pais são os modelos com que deseja identificar-se, por que nutre respeito e estima, pelo que aquilo que dizem ou fazem é incondicionalmente aceite não sendo suscetível de ser posto em causa.
  • Adolescência – o adulto vai perdendo credibilidade e o jovem desloca o objeto de identificação do adulto para os amigos, que assumem nesta fase caráter preponderante na vida do jovem.
  • Idade Adulta – é mais estável no que respeita a cognições e atitudes comportamentais, e nesta idade que se faz a chamada cristalização das crenças e atitudes.

Influência dos mass media

  • Pressuposto da informação partilhada – as imagens e representações que passam na TV têm já em si a ideia de consenso, de partilha por uma larga comunidade, o que facilita a adesão conformista.
  • Incremento do processo de objetivação – a expansão do áudio visual fez com que entrássemos num mundo de imagem e rostos que lhes conferem a materialidade de que necessitam para se tornar realidade.
  • Impacto das vivencias vicariantes (dos outros) – através do visionamento das ações dos outros, o espectador te acesso a comportamentos que têm o mesmo impacto que a experiência direta.